Skip to content

Em que consiste um programa de reabilitação de drogas?

O termo reabilitação de drogas refere-se ao tratamento médico ou psicoterapêutico de indivíduos viciados em álcool, drogas prescritas ou drogas como cocaína, heroína ou anfetaminas. O objetivo do programa de reabilitação de drogas é permitir que a pessoa viciada pare de usar essas drogas Clínica de Reabilitação em João Pessoa para que possa ser novamente acolhida na sociedade e viver uma vida normal, sem qualquer pressão legal, moral, familiar, financeira ou social. Pessoas viciadas em drogas arruínam suas vidas. Não só a pessoa viciada, mas aqueles relacionados a ela também são afetados.

O objetivo do centro de reabilitação de drogas é ajudar uma pessoa a ter uma sobriedade permanente. Os objetivos em primeira mão são minimizar o abuso de drogas, ajudar o viciado a viver uma vida normal e diminuir as complexidades médicas e sociais relacionadas ao abuso e dependência de drogas.

Foi comprovado por pesquisas científicas que o tratamento para abuso de drogas pode levar uma pessoa a viver uma vida normal. Deve-se ter em mente que o programa de reabilitação de drogas consiste em várias sessões de tratamento.

Em um processo de remediação, medicamentos e terapia comportamental são usados sozinhos ou em combinação, dependendo da condição do sujeito. Como primeiro passo, é realizada a desintoxicação, que é acompanhada por tratamento comportamental e, finalmente, seguida por terapia preventiva para evitar recaídas. Os sinais iniciais de recuperação são importantes, mas evitar a recaída é o componente mais essencial para manter seu efeito. Às vezes, o sujeito enfrenta recaídas em ocorrências variadas. Isso requer retorno ao tratamento inicial.

Extremo cuidado deve ser tomado com o indivíduo durante o processo para garantir que ele tenha sucesso em levar um estilo de vida livre de drogas. No processo de tratamento, a medicação ajuda o paciente de várias maneiras. A medicação controla os sintomas de abstinência durante a desintoxicação.

Este é o primeiro passo do programa de reabilitação de drogas. Os pacientes que não recebem mais nenhum tratamento após a abstinência medicamentosa mostram comportamento semelhante àqueles que nunca receberam nenhum tratamento. Medicamentos são usados para ajudar a restaurar o funcionamento normal do cérebro, inibir a recaída e reduzir o desejo pelas drogas durante o processo. Atualmente, existem drogas disponíveis para dependência de heroína, morfina e nicotina.

O tratamento comportamental é o próximo passo para os pacientes envolvidos no processo de medicação. Nesse processo, os pacientes são ajudados a mudar sua mentalidade e atividades e se engajar em atividades saudáveis. O tratamento comportamental também é para o processo de medicação e as pessoas continuam a terapia por um período de tempo mais longo.

A terapia comportamental ambulatorial é para aqueles que vêm à clínica regularmente e é composta principalmente de psicanálise. Por outro lado, o programa de remédios residenciais é para aqueles que sofrem de dependência grave de drogas. Nela, os pacientes têm que viver em comunidades terapêuticas (CTs) por 6 a 12 meses. Essas CTs seguem planos bem elaborados, e normalmente são para aqueles que estão viciados há mais tempo ou estiveram envolvidos em ações criminosas e não convivem há muito tempo. O objetivo da CT é ajudar o paciente a viver uma vida normal.

Published inBusiness